Pages

Ads 468x60px

21 de novembro de 2012

Google TV chega ao Brasil por 900 reais

Exame.com

Sony com Google TV
Google TV é um sistema operacional para televisores baseado no Android, também desenvolvido pelo Google - Foto: Mario Tama/Getty Images
O aparelho do Google que promete conectar os televisores à internet foi apresentado aos brasileiros nesta terça-feira (9). Em parceria com a Sony, o aparelho chamado Internet Player Sony estará disponível no mercado brasileiro a partir do dia 1º de novembro por 900 reais. Também há a opção de compra na pré-venda, que se inicia no próximo dia 15, na loja eletrônica oficial da Sony.

O Google TV é um sistema operacional para televisores baseado no Android, também desenvolvido pelo Google. Apresentada no ano passado, a plataforma foi desenvolvida para ser embarcada em qualquer televisor, por conta da linguagem aberta. A Logitech também lançou um set-top box com o sistema, mas não decolaram nas vendas.

Os televisores que possuem saídas HDMI podem se conectar ao aparelho e, a partir de uma conexão Wi-Fi ou por cabo, podem acessar o navegador e os aplicativos embarcados ao sistema interno. O dispositivo também permite conectar o set-top box da TV à cabo e assistir à programação na TV.

Um dos diferenciais do aparelho é o controle universal que o acompanha. Uma de suas faces possui os botões usuais de um controle remoto (liga/desliga, volume, canal e setas para navegação) e um trackpad que permite navegar usando um “mouse”. O outro lado do controle contra com um teclado físico Qwerty com iluminação interna, para auxiliar na digitação em ambientes escuros.

O usuário também possui a opção de baixar um aplicativo – para smartphones e tablets com sistema Android – que transforma o dispositivo móvel no controle da TV. O aplicativo Media Remote já está disponível no Google Play, loja de aplicativos para Android, e é gratuito.