Pages

Ads 468x60px

17 de agosto de 2023

Curiosidade do Dia: Como as Abelhas Comunicam a Localização das Flores


Você já parou para pensar como as abelhas conseguem encontrar flores em meio a vastas áreas cheias de vegetação? A resposta está em uma incrível forma de comunicação que esses pequenos insetos dominam: a dança das abelhas!

As abelhas possuem uma habilidade impressionante de se comunicar com suas colegas de colmeia sobre a localização das flores ricas em néctar e pólen. Essa comunicação é essencial para o sucesso da colônia, pois permite que todas as abelhas saiam em busca de alimento de maneira eficiente.

A dança das abelhas é uma forma de comunicação complexa e detalhada. Quando uma abelha descobre uma fonte de alimento, ela retorna à colmeia e realiza uma dança específica para indicar a direção e a distância da flor. Existem dois tipos principais de dança: a dança em formato de círculo e a dança em forma de oito.

Dança Circular: Quando a fonte de alimento está próxima da colmeia, a abelha realiza uma dança circular. Ela gira em círculos enquanto vibra seu corpo. A direção em que ela gira indica a direção da flor em relação ao sol. Por exemplo, se a abelha gira para a direita, isso significa que a flor está localizada na direção do sol à sua direita.




Dança em Forma de Oito: Se a fonte de alimento estiver mais distante, a abelha executará uma dança em forma de oito. Ela realizará uma série de movimentos em linha reta, depois fará uma curva e retornará à posição inicial, formando um padrão em forma de oito. A quantidade de vezes que ela repetir esse padrão indica a distância aproximada da flor.

Além disso, as abelhas também utilizam a intensidade da vibração e a duração da dança para transmitir informações sobre a qualidade da fonte de alimento. Quanto mais vigorosa e prolongada for a dança, melhor é a qualidade e quantidade do alimento encontrado.

Essa incrível forma de comunicação das abelhas é um exemplo fascinante de como a natureza encontrou soluções engenhosas para os desafios da sobrevivência. Através da dança das abelhas, esses pequenos insetos são capazes de compartilhar informações cruciais e garantir o suprimento de alimento para toda a colônia. Portanto, da próxima vez que você observar uma abelha zumbindo ao seu redor, lembre-se de que ela pode estar transmitindo informações vitais para suas colegas de colmeia através de sua dança única e elaborada!