
Por Victor Andrade - Jornal Ciência
O algodão é a matéria-prima de nossas roupas, mas pode ser usado também nos homens para prevenir a gravidez. Parece estranho?
Um grande estudo conduzido pelo governo chinês descobriu que o gossipol (C30H30O8), um composto defensivo encontrado no algodão, pode ser extremamente eficiente como contraceptivo masculino oral.
Então, por que os homens não estão usando o gossipol como um método de controle de natalidade? Aliás, você confiaria em homens que usassem ‘pílulas’ contraces?
Um segredo dentro do óleo de algodão
Dos anos 20 aos 50, casais da província de Jiangxi (sul da China) que cozinhavam com óleo de algodão, fizeram uma observação astuta – eles não conseguir filhos.
Nos anos seguintes, o gossipol foi isolado por cientistas. Ele é uma molécula orgânica encontrada no óleo de algodão e com propriedades contraceptivas. A função do gossipol é proteger os algodoeiros (plantas que produzem a fibra de algodão) de ataques de insetos. Sem a molécula, plantações de algodão seriam devoradas muito antes da colheita. A função adicional contraceptiva do gossipol tornou-o digno de uma observação mais detalhada.