Pages

Ads 468x60px

23 de julho de 2013

"Anticoncepcional" masculino - substância encontrada no algodão é um potente contraceptivo

algodão, contraceptivo, masculino, anticoncepcional, homem

Por Victor Andrade - Jornal Ciência 

O algodão é a matéria-prima de nossas roupas, mas pode ser usado também nos homens para prevenir a gravidez. Parece estranho?

Um grande estudo conduzido pelo governo chinês descobriu que o gossipol (C30H30O8), um composto defensivo encontrado no algodão, pode ser extremamente eficiente como contraceptivo masculino oral.

Então, por que os homens não estão usando o gossipol como um método de controle de natalidade? Aliás, você confiaria em homens que usassem ‘pílulas’ contraces?

Um segredo dentro do óleo de algodão

Dos anos 20 aos 50, casais da província de Jiangxi (sul da China) que cozinhavam com óleo de algodão, fizeram uma observação astuta – eles não conseguir filhos.

Nos anos seguintes, o gossipol foi isolado por cientistas. Ele é uma molécula orgânica encontrada no óleo de algodão e com propriedades contraceptivas. A função do gossipol é proteger os algodoeiros (plantas que produzem a fibra de algodão) de ataques de insetos. Sem a molécula, plantações de algodão seriam devoradas muito antes da colheita. A função adicional contraceptiva do gossipol tornou-o digno de uma observação mais detalhada.


China administra gossipol para os homens

O governo chinês chegou a conduzir testes com dez mil homens nos anos 70, e o gossipol funcionou muito bem como contraceptivo oral. Uma dose de 20 miligramas de gossipol, ao dia, por um e dois meses seguidos, surtiu grande efeito. As doses conseguiram evitar a gravidez em 99% dos casos – valor equivalente a contraceptivos femininos. Aqueles que tomaram o gossipol por bastante tempo e depois pararam, ficaram até quatro anos com contagens permatozoides próximas a zero.

Sendo assim, todos os homens deveriam estar tomando o composto orgânico, certo? Mas por que não estão? Porque, infelizmente, os estudos chineses também revelaram que 10% dos homens que tomaram o contraceptivo desenvolveram hipocaliemia, doença caracterizada pela baixa concentração de potássio no sangue e que pode levar à morte.

Se não matar, ela pode causar outros efeitos terríveis, como paralisia, fadiga extrema e anomalias do coração. Tentou-se administrar suplementos de potássio conjuntamente ao gossipol, mas não houve efeito, eliminando as chances de se produzir comercialmente um contraceptivo com gossipol.

O estudo lançou luz sobre outro problema associado ao gossipol – cerca de 2.500 homens envolvidos no estudo ficaram irreversivelmente estéreis.

Uso atual

O projeto do gossipol foi abandonado pelo governo chinês em meados dos anos 80, mas as pesquisas continuam em escala muito menor no Brasil e na Nigéria, onde doses menores (7,5 a 15 miligramas) e um padrão diferente de dosagem poderiam criar um novo e potente contraceptivo.

O funcionamento do gossipol é relativamente simples: ele impede a atuação das desidrogenases, enzimas usadas pela célula no processo de criação de energia. Assim, a presença do gossipol faz com que as células morram de fome.

E é justamente esta habilidade do gossipol que está sendo analisada para o uso em drogas contra o câncer, na esperança de que o gossipol impeça que tumores malignos cresçam no paciente. Além disso, a molécula pode ainda barrar a replicação do vírus HIV-1 em laboratório, mas esta possibilidade ainda não foi comprovada em humanos, devido aos riscos dos efeitos colaterais que podem vir com o consumo de gossipol.