Pages

Ads 468x60px

18 de julho de 2013

Cientistas criam trajes que deixam surfistas 'invisíveis' aos tubarões

Agência EFE

Surf, segurança, tecnologia, Austrália, tubarão, tubarões

Cientistas australianos criaram um novo traje para surfistas que pretende fazer com que seus usuários fiquem "invisíveis" aos olhos dos tubarões, uma medida que busca reduzir o número de ataques nas praias do país, informou a imprensa local nesta quinta-feira (18).

Especialistas da Universidade da Austrália Ocidental, com ajuda do Sistema de Prevenção de Ataques de Tubarões (Sams, na sigla em inglês), desenvolveram dois tipos de equipamento que começarão a ser comercializados por cerca de US$ 500 (mais de R$ 1.100).

O modelo Ellude permite camuflar os surfistas na água, enquanto o Diverter, com padrões de raias brancas e azuis, pretende simular os sinais naturais que repelem os tubarões, segundo a agência local AAP.

Um dos pesquisadores do projeto, Shaun Collin, afirmou que a fabricação dos trajes foi baseada em uma série de descobrimentos e observações dos tubarões, a qual visava "reduzir o risco de seus usuários em diversas condições".

"Muitos animais são repelidos por outros que emitem sinais", explicou Collin, que acrescentou que o traje fará com que o tubarão pense que o surfista não é comestível.

Os novos trajes foram provados na água com os temidos tubarões tigre no litoral noroeste da Austrália, mas novos testes serão feitos futuramente com tubarões branco na Austrália e na África do Sul.